Copel confirma erro em quase 2 mil medidores de energia em Cascavel e vai devolver valores em dobro; veja como solicitar
28/05/2025
(Foto: Reprodução) Moradores que identificarem cobranças indevidas podem solicitar a reavaliação da fatura. Leitura manual foi retomada temporariamente. Quase 2 mil medidores tiveram erro de leitura em Cascavel
Moradores que identificarem cobranças indevidas podem solicitar a reavaliação da fatura. Leitura manual foi retomada temporariamente.
Quase 2 mil medidores de energia apresentaram erro de leitura em Cascavel, no oeste do Paraná, segundo levantamento da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Os moradores afetados estão sendo ressarcidos em dobro, conforme previsto no Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
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A concessionária informou que recebeu mais de 6 mil reclamações de consumidores na cidade. Embora nem todas estejam relacionadas a erros na leitura — incluem também queixas como suspensão indevida e troca de titularidade —, 27% dos casos foram considerados procedentes após análise da empresa.
“Quando for erro de leitura, sim, nós assumimos toda a responsabilidade”, afirmou o superintendente da Copel, Breno Cesar Souza Castro. “A maioria das pessoas foi ressarcida e os pagamentos já começaram, embora o processo ainda não esteja totalmente concluído.”
Os medidores que apresentam erro fazem parte do programa Rede Elétrica Inteligente, que troca os relógios convencionais por modelos digitais mais modernos. Os aparelhos fazem a leitura em tempo real, religamento remoto e detecção automática de falhas, o que, segundo a Copel, garante maior agilidade no restabelecimento de energia. O programa teve início em abril de 2021 e segue em expansão pelo estado.
Para evitar novos erros, a leitura manual foi retomada temporariamente em Cascavel até que a instalação dos medidores inteligentes seja concluída. De acordo com a Copel, 85% da cidade já possui o novo sistema, e a meta é finalizar a substituição até meados de junho.
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Mais rigor no processo
Medidor da Copel em Cascavel
RPC
Segundo o superintendente da Copel, duas medidas foram adotadas para aumentar a segurança nas novas instalações. “Hoje, quando o eletricista vai trocar o medidor, ele precisa fotografar o equipamento antigo, registrando a leitura. Antes, o processo era apenas anotado manualmente, o que gerava uma margem de erro considerável. Com a foto e a leitura do código de barras, praticamente eliminamos os equívocos”, explicou.
A Copel reforça que consumidores que identificarem inconsistências na conta de luz podem solicitar uma nova leitura por meio dos canais oficiais da empresa.
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